top of page

O lazer na periferia

Regiões afastadas do centro aumentam projetos culturais e a qualidade de vida dos moradores

Foto: Brian Reis


Segundo geógrafos as cidades são divididas em ambientes luminosos e opacos, sem respectivamente as luminosas representadas pelos bairros nobres e as opacas, regiões periféricas. Diversos fatores colaboraram para que a cidade de São Paulo fosse um ambiente contrastante no que diz respeito a essa relação entre diferentes ambientes, uma delas é a economia, ou melhor, onde ela se concentra com mais volume. Essa é uma teoria, agora vejamos a prática.


Na zona leste de São Paulo, precisamente no bairro da Cohab II, Itaquera, residem aproximadamente 250 mil pessoas, sendo um dos três bairros com maior concentração de pessoas na cidade, e consequentemente, uma das regiões mais periféricas, haja visto que a concentração de renda têm de a ser baixa nessas regiões, como deve funcionar a questão da qualidade de vida e o lazer para os moradores de lá? Se está afim de saber a resposta, fique atento ao texto e seu desdobramento.


O ponto de partida é o Clube escola José Bonifácio, mais conhecido com JB. Mantido pela Secretaria de esportes de São Paulo, o centro esportivo recebe verba da prefeitura para que o lazer seja promovido à população. Chegando no clube, numa tarde de sábado com sol, é possível ver qual a importância do ambiente para a comunidade. Na quadra poliesportiva externa, rola o futebol de salão, jogado por meninos de diferentes idades, já na interna acontece treino de futsal para crianças até 15 anos. Nas outras instalações os esportes não param; Seguindo adiante num ginásio adaptado para receber diferentes modalidades esportivas, rola uma aula de Karatê, e praticamente do lado, uma aula de Jiu jitsu. As portas do JB ficam abertas até as 22 horas e segundo frequentadores, a galera só sai de lá, quando o horário máximo é atingido.


Em entrevista realizada com o diretor da unidade chamado Marcio Issa de 56 anos, dos quais 20 foram dedicados ao esporte e lazer, o ambiente é mais do que um local que promove esportes gratuitamente para a comunidade, o ambiente é uma válvula de escape, um acolhedor dedicado a afastar principalmente os jovens, do caminho das drogas e outros fatores de risco. “Eu acho muito importante o esporte na vida da crianças, porque isso faz com que ela tenha um auto-rendimento não só na parte esportiva, mas também nos estudos. Aqui os alunos tem de mostrar os boletins escolares, nós cobramos isso deles, além do respeito é claro, sendo o objetivo maior mantê -las da rua, fazendo-as vir praticar esporte”, diz Márcio. Além das preocupações a respeito das verbas e manutenções, o diretor carrega uma “responsabilidade” de ser tutor para os jovens que fazem uso do espaço. O ambiente periférico é totalmente atípico se comparado com outras regiões da cidade, o “meio” é um forte empecilho para quem quer fugir do ideário de vida na região. Nesse momento uma famosa frase dita por Karl Marx é bastante aplicável ao tema: “O homem é, em sua essência, produto do meio em que vive”. Mas o que tal frase tem de semelhante com o conteúdo visto até aqui? Bem, sem sombra de dúvida, pode-se dizer, TUDO!


Quando Marx diz que o homem é produto do meio ele quer dizer que dependendo do ambiente em que alguém viva, suas escolhas e ações serão baseadas nisso, ou seja, um jovem que more no bairro da Cohab II, onde a criminalidade e os maus exemplos caminham de mãos dadas, tende a pender para um dos dois fatores. E exatamente por isso, a visão passada pelo diretor Marcio, é algo extremamente “admirável” pois oferecendo bons exemplos, a frase de Marx, não poderá ser provada na prática. “Na cidade de São Paulo existem mais de 42 centros esportivos, que tem como finalidade, tirar a criançada da rua, trazer para praticar esporte e não se envolver com coisa errada”, relata o diretor. Haja visto tudo que foi discutido aqui, vejamos qual a opinião de um morador, e frequentador assíduo do JB, um homem de 32 anos, chamado Rodrigo Luzap.


- Rodrigo, qual a importância do centro esportivo para você?


- “Bom, eu acho que a molecada precisa de bons exemplos, e o esporte é importante demais para elas”.


- Você é frequentador do JB?


-“ Eu jogo bola aqui desde a infância, e hoje meu filho treina aqui”( Quando Rodrigo respondeu às perguntas, estava acontecendo o treino de futsal).


- Os bons exemplos dados aqui, podem moldar as pessoas da comunidade?


- “Nós moramos num lugar onde vemos drogas e roubos. Daí um lugar como o JB, que tira a criançada da rua e traz pra jogar bola, passar uma visão de futuro, de crescimento e quem sabe um dia ser um atleta profissional, ou se não forem, pelo menos tiveram uma oportunidade de ser alguém”.


Assim como Rodrigo foi afetado pelo JB e hoje seu filho é usuário e frequentador do centro esportivo, outros projetos na comunidade transformam e promovem o lazer para uma grande massa. Um desses ambientes é a famosa Praça Brasil.


Localizada a poucos metros do JB, a praça Brasil é um ambiente conhecido por todos na Cohab II, principalmente por receber eventos e festas ao ar livre (Em 2014 recebeu um grandioso comício da então Presidenta Dilma Rousseff, com a presença de famosos como Lula e Emicida). Revitalizada faz pouco mais de um ano, o local oferece internet gratuita “wi fi”, pista de skate, equipamentos de ginástica, food trucks (lanchonete) e conta com guarda policia a poucos metros. Tal mudança na praça só foi possível graças ao forte apelo popular, aos pedidos incessantes dos moradores, por melhorias no local. Hoje em qualquer horário do dia, a praça estará sendo frequentada. Crianças, adultos, jovens, idosos, não importa a idade, o que deve-se observar é a importância e a transformação que a revitalização fez na região e seu impacto na vida qualidade de vida das pessoas.


No dia em que as imagens foram feitas, estava ocorrendo uma apresentação de Kung Fu (Uma das 22 modalidades de esporte oferecido pelo JB) ao ar livre. Pessoas de todas as idades estavam uniformizadas e praticando a atividade, no mesmo passo que eram observados por um pequeno grupo de pessoas que passavam pelo local e pararam para assistir. Realmente é notável a diferença que um ambiente bom, de lazer, faz na vida de alguém.



Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page